O GRUPO GUAÇU tem como missão disponibilizar produtos químicos responsáveis pelo tratamento
da água, efluentes e processos industriais, com o intuito de exercer a sua atividade de negócio e
contribuir para a preservação do meio ambiente. Sendo assim, a nossa meta é ser reconhecida pela
excelência da qualidade dos produtos e serviços que oferecemos.

 

Para alcançar a nossa meta, temos como principais valores o bem-estar e compromisso com todos os
nossos clientes, fornecedores e colaboradores em todos os sentidos e, quando falamos da proteção e
segurança dos dados pessoais, isso não é diferente.

 

Nesse contexto, priorizamos o investimento em medidas multissetoriais que visam a segurança de
todas as informações pessoais que coletamos e tratamos, durante todo o período de armazenamento.
Assim, a presente Política, além de demonstrar com transparência o nosso comprometimento com a
segurança dos dados pessoais, tem como foco explicar como os dados pessoais são tratados, para
quais finalidades são coletados e, principalmente, estabelecer um canal de comunicação acessível
para que o titular possa nos contatar e sanar eventuais dúvidas.

 

O conteúdo deste documento engloba o tratamento de dados pessoais coletados por meio do site
<https://www.grupoguacu.com.br/>, incluindo, mas não se limitando, às seguintes situações: a) visita
ao nosso site; b) contratação dos nossos serviços; ou c) compartilhamento de dados pessoais com
outros agentes de tratamento.

Antes de prosseguir com a navegação, ou, ainda, enviar um currículo e se cadastrar em algum recurso
do nosso site, esperamos que você leia e compreenda todos os termos desta Política. Caso surja
qualquer questionamento sobre o seu conteúdo, fique à vontade para nos contatar, por meio do link:
https://www.grupoguacu.com.br/contato.

 

1. QUAIS SÃO AS DEFINIÇÕES IMPORTANTES DA LGPD?

 

A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709/2018) entrou em vigor em setembro de 2.020
e tem como objetivo proteger os dados pessoais de uma pessoa natural que esteja no Brasil, também
conhecida como titular de dados.

 

Em resumo, a LGPD se aplicará quando:
● a operação do tratamento dos dados for realizada no Brasil;
● a atividade do tratamento dos dados tenha por objetivo a oferta ou o fornecimento de
serviços às pessoas localizadas no Brasil;
● os dados pessoais tenham sido coletados no Brasil.

 

Existem duas categorias de dados previstas na lei: “dado pessoal” e “dado pessoal sensível”. O “dado
pessoal” é qualquer dado que identifique ou torne identificável uma pessoa física, ao passo que “dado
pessoal sensível” é aquele que, por sua natureza, diz respeito às informações que merecem um
cuidado maior, principalmente para proteção contra discriminações, tais como dados sobre origem
racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, entre outros, a depender da legislação aplicável.

 

Os responsáveis pelo tratamento de dados pessoais são os agentes de tratamento, denominados
como: “controlador”, “operador” e ainda podemos ter a figura do “suboperador”.

 

O “controlador” é a pessoa física ou jurídica a quem compete decidir sobre o tratamento de dados
pessoais em seu poder. Por outro lado, o “operador” é pessoa física ou jurídica que realiza o
tratamento de dados pessoais em nome e de acordo com as orientações do controlador e, o
“suboperador”, nessa mesma linha, é qualquer pessoa que auxilia o operador a realizar o tratamento
de dados pessoais em nome do controlador.

 

2. QUEM É O RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS DADOS?

 

O GRUPO GUAÇU será responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais, isto é, o controlador
destes dados, em regra, nas situações a seguir:
● quando necessário tratar dados para a formalização da contratação dos produtos e/ou
serviços oferecidos;

● quando dados forem inseridos através do site <https://www.grupoguacu.com.br/> ou
captados por um de seus sistemas;
● na relação com os colaboradores.
Esclarecemos que, nas situações acima, será de nossa responsabilidade eleger adequadamente as
bases legais condizentes com as finalidades previstas nesta Política, bem como atender de forma
direta às solicitações dos titulares quanto aos direitos previstos na legislação de proteção de dados
vigente.

 

3. QUAIS DADOS PESSOAIS SÃO COLETADOS?

 

É importante que você entenda que nós podemos coletar diferentes tipos de dados pessoais de acordo
com a maneira em que você se relaciona conosco.

 

Dessa forma, esclarecemos que apenas coletamos e armazenamos dados necessários para atender a
sua solicitação, bem como para exercer os nossos interesses legítimos, se o caso.

 

Para tanto, podemos coletar os seguintes tipos de dados pessoais:
a. Dados de cadastro: nome completo, cidade, estado, e-mail e telefone;
b. Dados sobre o resumo do seu perfil profissional e documentos pessoais;
c. Dados que constam no seu currículo, tal como foto profissional;
d. Dados de identificação: identificadores dos seus dispositivos eletrônicos, como o endereço de
IP (Internet Protocol) do seu computador ou o endereço MAC do seu celular;
e. Dados de navegação: cookies, web beacons, páginas visitadas no nosso site, informação que
você busca/procura, duração da sua visita;
f. Dados de geolocalização e de configuração dos dispositivos.

 

Através das tecnologias como cookies e web beacons que utilizamos, conforme mencionado acima,
nós coletamos e armazenamos automaticamente informações sobre a sua atividade e navegação no
site (veja mais detalhes no nosso Termos de Uso do Website).

 

Por fim, é importante destacar que quando você preencher qualquer um dos nossos formulários para
nos contatar sobre os nossos produtos e/ou serviços ou simplesmente para nos enviar o seu currículo,
é essencial que você, ou a pessoa autorizada, preencha os seus dados pessoais e insira apenas as
informações verdadeiras e atualizadas, sob pena de ser responsável, em qualquer caso, civil e/ou
criminal, quanto à veracidade, exatidão e autenticidade das informações incluídas em nosso banco de
dados.

 

4. PARA QUAIS FINALIDADES COLETAMOS OS DADOS PESSOAIS?

 

Nós apenas iremos coletar os seus dados pessoais para finalidades específicas, evitando a coleta e
tratamento dos dados para fins genéricos e sem propósitos objetivos.

 

Abaixo, listamos as finalidades para quais coletamos os seus dados pessoais:
a. Viabilizar a prestação de serviços e/ou fornecimento de nossos produtos;
b. Atender chamados e/ou pedidos de contatos, sempre que solicitado;
c. Informar sobre outros produtos e/ou serviços disponíveis pela empresa, garantindo sempre
seu direito de fácil acesso ao descadastramento no momento que desejar;
d. Perguntar a sua opinião acerca do serviço contratado ou sobre potenciais produtos ou
serviços que possam ser interessantes para você;
e. Enviar e-mail para promover suporte ao cliente ou providenciar entregas, se o caso;
f. Proceder com a sua participação em determinado processo seletivo, se o caso;
g. Personalizar sua experiência enquanto utiliza nosso site;
h. Cumprir obrigações legais ou regulatórias que recaiam sobre a empresa, bem como para fins
legítimos da empresa que sejam autorizados pela LGPD ou outras normas aplicáveis;
i. Quando for o caso, responder solicitações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados
(ANPD) ou demais autoridades públicas e governamentais;
j. Detectar, prevenir ou investigar possíveis incidentes de segurança ou fraudes.

 

Dessa forma, resta claro que, sempre nos limites impostos pela Lei, todo e qualquer procedimento
adotado que importe em coleta de dados pessoais terão apenas tratamentos específicos vinculados
essencialmente nas finalidades ora expostas.

 

Além disso, saiba que se tivermos a intenção de tratar os seus dados pessoais para qualquer outra
finalidade que não essas descritas acima, você receberá todas as informações adicionais relevantes
em relação ao eventual tratamento idealizado.
Por fim, esclarecemos que caso você se oponha ou não se sinta confortável com o uso dos seus dados
para o cumprimento das finalidades informadas, basta nos contatar, por meio dos canais disponíveis
no nosso site, para que possamos entender melhor a situação.

 

5. COM QUEM NÓS COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS?

 

É muito importante para nós que você entenda que o GRUPO GUAÇU poderá compartilhar os seus
dados em algumas situações, tais como, para possibilitar o desenvolvimento da nossa atividade de
negócio ou, ainda, para o cumprimento de determinações judiciais (ver item 10).

 

Assim, para viabilizar a execução dos nossos negócios, podemos compartilhar os dados com
determinados parceiros que nos prestam auxílio em diferentes áreas. Abaixo, listamos algumas dessas
áreas:

→ Gerenciamento de bancos de dados, e-mails e segurança dos nossos sistemas

→ Armazenamento de documentos em nuvem

→ Hospedagem

→ Recrutamento e seleção

→ Análises estatísticas sobre a experiência do usuário em nosso site

→ Publicidade e propaganda da nossa marca

Esclarecemos que assumimos as responsabilidades e as garantias da qualidade da contratação dos

nossos parceiros, sempre priorizando aqueles que mantenham os seus negócios compatíveis com as
leis de proteção de dados e normas de segurança similares. Além disso, quando o caso, também
garantimos fornecer instruções objetivas e lícitas para o tratamento dos dados compartilhados.

 

Por outro lado, é muito importante que você entenda que se encontrar links de páginas de terceiros
em nosso site, você deverá checar a Política de Privacidade desse terceiro, uma vez que o GRUPO
GUAÇU não é responsável pelo tratamento de dados realizado por tais páginas.
Além disso, o GRUPO GUAÇU também esclarece que é possível que alguns de seus sistemas estejam
hospedados em servidores hospedados em outros países, caracterizando transferência internacional
de dados pessoais.

 

Nestes casos, ou em eventuais situações que possa haver transferência internacional, reforçamos
nosso total comprometimento em contratar apenas fornecedores que adotem medidas de segurança
e boas práticas compatíveis com o nível de proteção estabelecido pela legislação brasileira, conforme
regulamentado pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados). Na ausência de
regulamentação, o GRUPO GUAÇU assegura que apenas realizará transferência internacional nos
moldes do art. 33, IX, da LGPD, e somente com empresas aderentes às demais normas de proteção de
dados, como a GDPR europeia, CCPA e CDPA americanas e The Privacy Act australiana.

 

6. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULARES DE DADOS?

 

Nós levamos muito a sério a legislação protetiva de dados, por isso, temos como prioridade manter
um canal de comunicação acessível para facilitar o exercício dos seus direitos como titular de dados.
Abaixo, iremos te explicar como você pode exercer todos os seus direitos:

Direitos

Como exercê-los

Confirmação e Acesso aos Dados

Você poderá solicitar ao GRUPO GUAÇU a confirmação sobre
a existência de tratamento dos seus dados para que, em caso
positivo, você possa acessá-los e verificar detalhes sobre o
tratamento, bem como solicitar cópias dessas informações.

Retificação aos Dados

Confirmando a existência de tratamento dos seus dados, a
LGPD assegura que você solicite a retificação ou correção (ou
até mesmo a remoção) daqueles que estiverem incompletos,
inexatos ou desatualizados.

Portabilidade dos Dados

Após regulamentação da ANPD ou havendo possibilidade
técnica, você poderá solicitar que o GRUPO GUAÇU forneça
os seus dados em formato estruturado e interoperável para
transferi-los a um terceiro, salvo aqueles que já tenham sido
anonimizados e excluídos da nossa base de dados e não
infrinjam direitos de propriedade intelectual e/ou industrial,
nem sejam confidenciais nos termos dos contratos que você
firmou conosco.

Anonimização, bloqueio ou eliminação dos Dados

Você poderá solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação
dos dados. A anonimização dos seus dados significa dizer que
eles não mais poderão ser relacionados a você, assim,
deixando de ser dados pessoais. O bloqueio se refere à
suspensão temporária do tratamento para determinadas
finalidades. E, por último, a eliminação se refere à exclusão
de dados desnecessários, excessivos ou tratados em
desconformidade com as finalidades previstas nesta Política.
Ressaltamos que, nesses casos, se houver anonimização ou
bloqueio de dados que prejudiquem a manutenção da
prestação do serviço contratado, o contrato poderá ser
rescindido

Direito à informação sobre o compartilhamento dos seus dados

Você tem o direito de saber quais são os tipos de entidades
públicas e privadas com as quais a GRUPO GUAÇU realiza uso
compartilhado dos seus dados. Incluímos, no item 5 desta
Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que
podem envolver o compartilhamento de dados pessoais. Em
todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você
poderá solicitar essas informações à nós. Apenas
esclarecemos que, a depender do caso, podemos limitar as
informações fornecidas caso a sua divulgação viole a nossa
propriedade intelectual ou segredo de negócios.

Informação sobre a possibilidade de não consentir a um tratamento de Dados

Você tem o direito de receber informações claras e completas
sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer
consentimento. Se necessário, quando solicitarmos o seu
consentimento, sempre iremos nos assegurar que ele seja
livre, inequívoco e informado, portanto, você será livre para
negá-lo. Apenas esclarecemos que é possível que alguns
serviços não possam ser prestados em razão da negativa do
consentimento.

Revogação do consentimento a um tratamento de Dados

Se você tiver consentido para alguma finalidade do
tratamento dos seus dados, você poderá sempre optar por
revogar o seu consentimento. Saiba que isso não afetará a
legalidade de qualquer a utilização ou compartilhamento dos
dados realizados anteriormente ao pedido de revogação.
Destacamos que se você retirar o seu consentimento, é
possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos
serviços, mas você será avisado quando for o caso.

Oposição ao tratamento dos Dados

Esclarecemos que a LGPD autoriza o tratamento dos seus
dados mesmo sem o fornecimento do seu consentimento ou
mesmo que você não tenha um contrato conosco. Nesses
casos, garantimos que sempre trataremos os seus dados se
tivermos motivos legítimos para tanto, como, por exemplo,
quando for necessário para garantir a segurança do nosso site
e recursos disponíveis. Caso você não concorde com alguma
finalidade de tratamento dos seus dados, você poderá nos
contatar e informar sobre a sua oposição, solicitando a
interrupção do tratamento.

Recusar marketing e propaganda

Saiba que você poderá, a qualquer momento, solicitar o
cancelamento do recebimento de materiais e anúncios por
meio do próprio link disponibilizado no corpo do e-mail
marketing enviado.

Nós nos preocupamos com a sua segurança, portanto, sempre que você apresentar alguma solicitação
ou requisição para exercer os direitos informados acima, podemos solicitar alguns dados e
documentos adicionais para que possamos confirmar a autenticidade da sua identidade. Com isso, o
nosso objetivo é impedir a ocorrência de fraudes e garantir a segurança e privacidade de todos os
nossos clientes, colaboradores e parceiros.

 

Também é importante destacar que os seus direitos não são absolutos, portanto, poderão existir
situações nas quais o GRUPO GUAÇU terá motivos legítimos para deixar de atender determinada
solicitação, tais como:
● casos em que a revelação de informações específicas viole os nossos direitos de propriedade
intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros;
● casos em que não seja possível atender pedidos de exclusão de dados devido à obrigação da
retenção destes dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar o
nosso (ou de terceiros) exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou
arbitral.

 

Para exercer os direitos previstos na LGPD e aqui elencados, basta que você acesse o link abaixo e
formalize a sua solicitação: <https://www.grupoguacu.com.br/contato> ou pelo e-mail:
<paulo.bensi@grupoguacu.com.br >.

 

7. POR QUANTO TEMPO PODEMOS ARMAZENAR OS SEUS DADOS?

 

O GRUPO GUAÇU tem uma política estrita quanto ao período para armazenamento de dados pessoais.
Nós realizamos, constantemente, uma análise objetiva e individual em relação aos conjuntos de dados
armazenados, sempre mapeando se as finalidades legítimas para as quais os dados foram coletados
inicialmente ainda persistem ou, se o caso, se temos a obrigatoriedade de mantê-los em decorrência
de eventuais obrigações legais ou regulatórias.

 

Com isso em mente, saiba que os seus dados apenas serão armazenados pelo tempo que for
necessário para cumprir as finalidades citadas (rever item 4). Por outro lado, conforme mencionado
acima, poderemos manter determinados dados em prazo superior, seja para o cumprimento de
obrigações legais ou regulatórias ou para o nosso exercício regular de direitos.

 

Para melhor esclarecer, seguimos os respectivos parâmetros para determinar o período de retenção
e guarda dos seus dados pessoais:

Retenção dos dados

Período necessário para cumprimento do propósito da coleta;

Momento em que o usuário deixar de utilizar o site;

Momento de revogação do consentimento ou solicitação de eliminação dos dados pelo titular, isso somente se e quando a base legal para o tratamento de dados for o consentimento;

Período para comprovação de cumprimento de deveres e obrigações pelo GRUPO GUAÇU;

Prazos legais, regulamentares, constantes de decisões judiciais ou determinados pelas Autoridades competentes;

Prazos para cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo GRUPO GUAÇU;

Período de execução do contrato;

Período para defesa ou exercício de direitos pelo GRUPO GUAÇU;

Uso exclusivo pelo GRUPO GUAÇU, vedado seu acesso por terceiro, e desde que se trate de dados anonimizados.

8. QUAIS MEDIDAS DE SEGURANÇA NÓS ADOTAMOS?


Para garantir a segurança e a proteção de seus dados utilizamos tecnologias e procedimentos
adequados de acordo com o nível de risco e o serviço fornecido. Inclusive, possuímos equipe
especializada responsável por gerenciar os nossos métodos de segurança em conformidade com as
previsões legais, requisitos regulatórios, mudanças de tecnologia, dentre outros fatores relevantes
que possam influenciar a proteção de dados.


De forma objetiva, listamos abaixo quais são as medidas de segurança técnicas e administrativas que
aplicamos em nossa organização para garantir a segurança da informação e dados pessoais em nossos
sistemas:

Medidas de segurança

→ Firewall

→ Políticas de login e senha para acesso a rede e sistemas utilizados (controle de acesso lógico)

→ Segregação de funções

→ Proteção contra acessos não autorizados

→ Acesso restrito apenas aos colaboradores, fornecedores e parceiros que realmente devem acessar dados e informação, no geral, em razão das funções exercidas

→ Cláusulas contratuais que exigem que todos os nossos colaboradores, fornecedores e parceiros se atentem ao cumprimento das diretrizes da LGPD

→ Verificações de segurança frequentes sobre o funcionamento dos nossos sistemas internos de armazenamento (incluindo testes contra invasões hackers)

→ Medidas técnicas complementares e controles automatizados de segurança, baseados nas melhores práticas de segurança da informação, seguindo os padrões ISO27001/27701, NIST e OWASP

Ocorre que, ainda assim, é essencial que você compreenda que em razão da própria natureza da
Internet, existe o risco de que terceiros mal-intencionados acessem indevidamente as informações
armazenadas em nossos sistemas e, nesses casos, nós apenas seremos responsáveis nos limites da
legislação aplicável.

 

Logo, por mais que nós utilizemos métodos e ferramentas robustas para proteger os seus dados, a
segurança total dos nossos ambientes e sistemas não está condicionada apenas aos nossos processos
e procedimentos internos.

 

De todo modo, você pode nos ajudar a manter a segurança do nosso ambiente adotando boas práticas
em relação aos seus dados, inclusive, compreendendo que é proibido o uso de qualquer dispositivo,
software ou outro recurso que venha a interferir nas atividades e operações do GRUPO GUAÇU, tanto
pelo site quanto por outros sistemas ou bancos de dados.

 

Se, por acaso, você identificar ou tomar conhecimento sobre qualquer tipo de situação que possa
comprometer a segurança dos seus dados, entre em contato diretamente com a nossa equipe de
proteção de dados e privacidade, e, se o caso, com o nosso Data Protection Officer (“DPO”) (ver item
9), por meio dos canais de atendimento que indicados nesta Política.

 

Por fim, esclarecemos que se identificarmos e comprovarmos qualquer intromissão, tentativa, ou
atividade que viole ou contrarie as leis de direito de propriedade intelectual, entre outras, e/ou as
disposições estipuladas nessa Política, não mediremos esforços para que o responsável responda nos
termos da legislação aplicável, devendo, assim, arcar com a indenização por eventuais danos
causados.

 

9. O GRUPO GUAÇU TEM UM DATA PROTECTION OFFICER (“DPO”)?

 

Sim, nós temos. Como o GRUPO GUAÇU possui total comprometimento com a legislação de proteção
de dados, e outras leis setoriais, bem como preza por seguir uma conduta de acordo com as boas
práticas do mercado, vimos a necessidade de estabelecer um Comitê de Privacidade e nomear o
Encarregado de Proteção de Dados (DPO) para que este assunto tenha o devido suporte que lhe é
necessário.

 

Dessa forma, conforme LGPD determina, caso você tenha alguma questão específica sobre proteção
de dados que ainda não tenha sido esclarecida por nossa Política de Privacidade, Termos de Uso do
Website ou pelo Contrato específico que você tenha assinado conosco, recomendamos que entre em
contato com o DPO do GRUPO GUAÇU por meio do e-mail a seguir: paulo.bensi@grupoguacu.com.br.

 

10. O GRUPO GUAÇU COOPERA COM AS AUTORIDADES JUDICIAIS E/OU ADMINISTRATIVAS?

 

Sim, nós temos o compromisso de cooperar com as autoridades competentes e terceiros para garantir
o cumprimento das leis, inclusive em matéria de proteção de direitos civis e criminais, nacionais e
internacionais, de propriedade industrial e intelectual, prevenção de fraudes, proteção de dados
pessoais, dentre outros.

 

Nesse contexto, conforme já explicitado no item 5, poderemos revelar e compartilhar os seus dados
pessoais mediante requerimentos de autoridades judiciais ou governamentais competentes, no
âmbito de investigações e processos conduzidos por estas, desde que não exista vedação legal
estabelecendo o sigilo.

 

11. A POLÍTICA DE PRIVACIDADE PODE SER ALTERADA REGULARMENTE?

 

Sim, esta Política é de exclusiva responsabilidade do GRUPO GUAÇU e pode ser alterada ou modificada
a qualquer tempo, desde que haja necessidade de novas reestruturações ou adaptações a novas
técnicas e procedimentos, sempre mantendo-se o grau de confiabilidade e segurança.

 

Por isso, é importante que você consulte o documento regularmente para verificar se continua
concordando com seus termos antes de seguir com a navegação ou com o preenchimento de algum
recurso do nosso site.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

 

O uso do nome PRODUTOS QUÍMICOS GUAÇU INDÚSTRIA COMÉRCIO LTDA. ou GRUPO GUAÇU, do
domínio <https://www.grupoguacu.com.br/> (e ramificações), bem como os conteúdos das telas do
site são propriedade da empresa e estão protegidos pelas leis e tratados internacionais de
propriedade intelectual. Você não deverá usar indevidamente ou reproduzir, total ou parcialmente,
tais conteúdos, salvo quando houver autorização expressa.

 

A Política de Privacidade do GRUPO GUAÇU está em conformidade e deverá ser interpretada com
base nas Leis de Proteção de Dados.

 

Para dirimir eventuais dúvidas ou questões relativas a ela, as partes elegem o Foro da Comarca de
Mogi Guaçu/SP, com exclusão de qualquer outro.

 

Última atualização: 26 de agosto de 2021.